domingo, 27 de abril de 2008

Óleos Vegetais: Uma boa utilização

Olá, hoje vamos falar um pouco dos óleos.

O objetivo deste texto é mostrar os tipos de óleos vegetais e como eles devem ser utilizados e armazenados, para ajudar no sabor dos alimentos e contribuir para nossa saúde.

Os óleos vegetais mais conhecidos são os de Soja (normalmente mais barato), Milho (com preço intermediário), Canola e Girassol (com o preço mais alto). Porém, existem outros, como veremos abaixo.

Como Armazenar seu óleo para ele durar mais?
Os óleos vegetais são líquidos em temperatura ambiente, sensíveis à luz. Portanto, eles devem ser armazenados preferencialmente em armários fechados. Se você não tiver como armazena-lo em local com pouca luz, dê preferência às embalagens em lata ou protega seu óleo por mais tempo, utilizando papel alumínio, fazendo uma capa de proteção na embalagem. Assim, seu óleo ficara protegido da luz. Guarde-o em local fresco, não próximo do fogão, pois o aquecimento do forno pode aquecer seu óleo, causando assim uma “rancificação”.

Importância do “Ponto de Fumaça”:
Quase todos os tipos de óleo têm um “ponto de fumaça” baixo. Isso significa que, quando elevada sua temperatura, começam a se decompor, escurecendo e liberando uma fumaça de cheiro característico. Este aumento de temperatura provoca perda de nutrientes e mudança de sabor. Entender o ponto de fumaça ajuda na escolha do melhor óleo, dependendo de sua aplicação.

Óleos vegetais e suas aplicações mais comuns:
- Óleo de soja: Ajuda a diminuir o nível de colesterol ruim (LDL) do sangue. É indicado para temperar saladas e preparar frituras por não ter um ponto de fumaça baixo.
- Óleo de girassol: É uma importante fonte de vitamina E. Deve ser utilizado a frio em saladas e maioneses, e quente para frituras.
- Óleo de canola: Pode ser utilizado em saladas, porém não é indicado para frituras devido a seu baixo ponto de fumaça.
- Óleo de milho: Utilizado a frio para temperos e saladas, e a quente para a preparação de pratos. Apesar de poder ser utilizado a quente, não é indicado para frituras. É considerado um óleo bastante saudável, pois ajuda a diminuir o colesterol ruim.
- Óleo de linhaça: Rico em ômega 3 e 6, também é utilizado como suplemento vitamínico.
- Óleo de amendoim: Excelente para preparar pratos asiáticos, é muito nutritivo. Pode substituir em algumas ocasiões o azeite de oliva.

Por que você não tenta e não me conta o resultado?

Para colocar seu comentário, vá no link “comentário” e deixe sua mensagem com comentários, críticas ou sugestões. Se preferir, mande um email para adrianaminicheff@gmail.com

Até a próxima.

domingo, 20 de abril de 2008

Olá, pessoal!
Hoje vamos falar do arroz nosso de todo dia!
Várias pessoas não conseguem fazer o arroz "agulhinha", que é o mais utilizado pelas donas de casa, de uma maneira que poderíamos chamar “bem soltinho”, não é mesmo?
Porém, elas notam que ao fazer o arroz “parbolizado”, essa dificuldade desaparece.
Arroz “parbolizado” são grãos longos que sofrem o processo de pré-encharcamento à quente, seguido de secagem, onde seus nutrientes são levados para o interior do grão e fixados pelo processo de “gelatinização” do amido (a “gelatinização” ajuda o arroz a ficar soltinho). Este Arroz “parbolizado” possui sabor mais acentuado e cor mais amarelada.
Então, la vai uma dica para seu arroz agulhinha também ficar soltinho:
Quando você colocar a primeira água no seu arroz e secar bem, desligue o fogo tampe a panela e deixe o arroz descansar um pouco.
Então, antes de servir, ascenda o fogo novamente , coloque a água que falta para ele terminar de ser cozido e deixe secar: Isso fará com que seu arroz fique bem soltinho, tudo porque você acaba de fazer a “gelatinização” em seu arroz, o que ajuda ele ficar assim, bem soltinho.
Parece simples, não é? Isso mesmo: é simples e fácil e posso assegurar que isto fará com que seu arroz fique mais “soltinho”.
Meu marido aprovou! Espero que vocês tenham o mesmo sucesso!
Abraços e até a próxima semana.

Obs.: Para deixar seu comentário, vá até o item chamado "comentários", após o texto, clique e deixe sua contribuição.

domingo, 13 de abril de 2008

Vamos falar de higiene alimentar?

Oi, pessoal.
Hoje, escolhi um tópico básico sobre higiene alimentar.
É sempre bom reforçarmos a mensagem, independente do que aprendemos de nossos pais ou parentes.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Dica do dia:
Todo alimento deve ser mantido em temperatura ambiente entre 5° C a 65° C, máximo, por 2 horas.
Após este período, o seu alimento, além de perder propriedades nutricionais, também poderá estar exposto a bactérias e micro organismos que podem causar danos à sua saúde.
Portanto, ao preparar sua refeição, de maneira tão carinhosa, não se esqueça de guardá-la na geladeira, após o período mencionado, se pensar em reaproveitá-la. Após este período, sua refeição fica exposta a bactérias e micro organismos.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Por favor, deixe seus comentários, opiniões ou complementações sobre o texto apresentado.
Se quiser falar de um tema específico, ou escalecer dúvidas, mande uma mensagem para adrianaminicheff@gmail.com.

Olá, a todos!

Bom,
como estamos começando este blog, vale a pena uma breve introdução.
Sou estudante de gastronomia, iniciando meus estudos.
Porém, devido à tradição familiar, tenho bastante aptidão com as artes culinárias.
Neste espaço, pretendo transmir experiências e dicas que espero ser útil para vocês ou até mesmo para outras pessoas que vocês queiram passar a dica.
Aproveitem e comentem!
Bjs
Mini Cheff Dri